SINCERIDADE !
Você é capaz de ser sincero, de verdade?...
Não ! Não estou falando da sinceridade formal, abstrata. Estou focado na atitude de ser, não de parecer ser. Também não estou invocando a forma agressiva de agir na vida real. Apenas perguntei: você seria capaz de viver de forma naturalmente verdadeira ? Sem pedantismo, sem agressividade... Acha que sim? Acredita que uma postura que temperasse um comportamento absolutamente livre de falsidades somado a uma calma; melhor, somado a uma tranqüilidade interior decorrente justo dessa liberdade de ser livre de falsidades; mais: ser ainda possuidor de um coração bondoso e de uma mente desapegada de tolas vaidades, no que isso resultaria como atuação de ser um humano portador dessa combinação de valores e procedimentos ...
Já imaginou a força decorrente dessa benigna mistura, o poder daí advindo? Já pensou nisso antes? Acha simples, fácil tal composição ? Conhece alguém assim, alguém que dispensa apresentações, rótulos, adjetivações?... Alguém cuja simples nominação imponha instantâneo respeito . . . Alguém ao mesmo tempo simples e majestoso . . .
Por outro lado, que tipo de gente você mais admira? Quais são os exemplos de pessoas que você mais cita, como detentoras, no seu conceito, das mais apreciadas qualidades, virtudes? Valeu ter conhecido fulano ou sicrano? São pessoas dignas da sua admiração? Porquê? Se identificou com elas? Acredita firmemente nelas? Não, não estou me referindo ao fato dessa pessoa ter enriquecido... Teria coragem de deixar sua inocente, meiga e querida filha de dez anos de idade aos seus cuidados por um final de semana?
Você tem pensado sobre os valores, aqueles que você cultua como formadores de uma personalidade sadia e apreciável e que você mais gostaria de possuir e ver presentes em seus conhecidos, parentes e especialmente nos seus filhos ...
Você acredita, tal qual eu, que o bem sempre vence o mal ?. . .
Que a Verdade sempre vencerá a mentira ...
O Amor será sempre, ao final que seja, em quaisquer dimensões da vida, vencedor ?...
Pois disso tenha certeza: acredite !
2 Comments:
Acredito que existam tais pessoas. Aliás, a Bíblia dá nºs exatos: serão 144.000 "santos", pessoas que passaram pela vida e não sucumbiram à ela. Tirando essas pessoas - que não serão julgadas do dia do juízo final - não existem outras. O Dalai Lama não faz parte delas. Você ou eu tampouco.
E acredito no poder da benignidade, bondade, brandura, autodomínio, longanimidade... Perdão. Temos falado bastante sobre perdão. O perdão é divino. Vale a pena treiná-lo.
Postar um comentário
<< Home